domingo, 6 de março de 2016

O que é um vitral?

Depois de nos chegar à sala um livro sobre a vida de Degas, surgiu a ideia de fazermos um ficheiro com as biografias e obras de arte de alguns artistas.
Chegou a vez de falar de Almada Negreiros e descobrimos que fez um vitral para uma igreja.
Quisemos saber mais sobre os vitrais e construir um, ainda que com materiais diferentes! Aprendemos que o vitral é feito de vidro, mas como não tinhamos decidimos decorar papel para colar na janela.


Na sala temos algumas folhas com a representação de um tangram. Para construir o vitral decidimos que cada um iria pintar um quadrado, mas com uma regra: duas figuras geométricas que partilhassem os mesmos lados, não podiam ter a mesma cor. Depois de todos os quadrados pintados construímos um vitral conjunto, que tinha de respeitar a mesma regra!!



No fim de construído o vitral no chão, colamos no vidro da sala, para que a luz atravessa-se o mesmo e acentuasse as cores. 
A Marta também conseguiu arranjar um plástico para colar no vidro, muito parecido com o efeito que faz um vitral e também o colocamos na janela.


Conhecemos um artista novo, descobrimos o que é um vitral, trabalhamos a expressão plástica e a matemática e a janela da nossa sala ficou muito mais bonita! Agora, todos os dias adoramos observar o exterior através dos vitrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário