segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Tudo é permitido deste que se dê asas à imaginação!

Muitas são as histórias que conhecemos - algumas sabemos de trás para a frente, outras só conhecemos através das ilustrações do livro, outras ainda só conseguimos entender se nos lerem a história toda. Ao longo destes anos fomos também percebendo que existem várias técnicas para a dinamização de uma história - a utilização de fantoches, de sombras chinesas, de objetos do dia-a-dia, entre muitas outras. Tudo é permitido deste que se dê asas à imaginação! 

Na nossa agenda semanal existe um tempo dedicado à dinamização de histórias. Este ano combinamos que em pequenos grupos vamos escolhendo algumas histórias para apresentar aos outros, utilizando as técnicas que mais gostamos. Começamos pelos fantoches com utilização do fantocheiro. A pares, a Amélia e a Inês e o André e a Maria apresentaram-nos dois teatros fantásticos: O meu balão vermelho e o Capuchinho Vermelho. Em qualquer um dos teatros, tudo foi decidido e realizado pelos dinamizadores - quer as personagens, quer os cenários. O primeiro grupo recorreu a fantoches de dedo, a bonecos de madeira e a algumas construções 3D, realizadas para a circunstancia. O segundo grupo utilizou um único fantoche com várias personagens e fantoches de dedo.

Depois do convite feito às outras salas foi tempo de apresentar o que havia sido preparado. Com alguns nervos à mistura pela grande estreia, os dois grupos estiveram mais que à altura conseguindo dinamizar as duas histórias para uma plateia cheia. No final ainda houve tempo para ouvir fantásticos comentários ao trabalho desenvolvido.






Este foi mais um momento cultural protagonizado pela nossa sala, que espelha uma autonomia crescente dia-a-dia.
Os artistas estão de parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário